top of page

Quem é Tatiane?

Quem é Tatiane Sirlene, afinal? 

Tatiane Sirlene, carinhosamente também chamada de "Tati", é nascida em Belo Horizonte, local onde atualmente também reside. Tem 25 anos de idade. Desde pequena, sempre foi apaixonada por ouvir histórias e por encontros que transformam. Aos 11 anos sonhou em ser psicóloga e aos 23 concretizava esse sonho se formando na universidade. 

Desde cedo, incentivada pela família, adquiriu o gosto pela leitura e pela escrita. Pintar e cantar estão, também, entre as suas grandes paixões. Ao longo de sua trajetória, desenvolve um grande interesse pela escuta, pelos processos humanos e pela sensibilidade e complexidade que há na humanidade.

IMG_2991_jpg.JPEG

Formação e Experiências profissionais

Tatiane se formou pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) no ano de 2023. Durante sua trajetória acadêmica, desde o princípio, interessou-se por expandir suas áreas de conhecimento, adquirindo experiência em diferentes frentes de ensino: passeou pela perspectiva social, clínica e pelo campo da pesquisa acadêmica, atuando em diferentes estágios, extensões e monitorias. Trabalhou como monitora nos Laboratórios da Universidade, que ampliaram a sua compreensão sobre os processos de ensino e aprendizagem. 

Esteve também vinculada ao modelo de assistência à saúde mental pelo SUS, adquirindo experiência com seu trabalho em um Serviço Residencial Terapêutico, responsável por acolher egressos de instituições psiquiátricas. Além disso, trabalhou também com crianças pequenas em uma instituição escolar, compreendendo os processos formativos desde a primeira infância. 

No campo da extensão, atuou com populações marginalizadas de uma comunidade local perto de sua universidade, e também em uma Instituição de Longa Permanência: ambas as experiências possibilitaram um olha mais abrangente para o cuidado na perspectiva social.

No campo da pesquisa, buscou desenvolver projetos vinculados à tentativa de compreensão dos cuidados em saúde mental e das possíveis ferramentas de auxílio e promoção em saúde, como o uso da arte enquanto instrumento terapêutico. Realizou duas pesquisas financiadas pelo governo que culminaram em algumas producões acadêmicas.

Já na clínica, desenvolveu habilidades de escuta, acolhimento e promoção de autonomia do cliente, transitando em diferentes estágios oferecidos pela própria universidade, realizando atendimentos clínicos desde os primeiros períodos.

Esse trabalho clínico persistiu após a sua formação. Atualmente, Tatiane atua no atendimento de adolescentes, adultos e idosos, através da modalidade on-line. Sua prática, com base nas experiências anteriores, está profundamente alicerçada em um diálogo constante com os aspectos sociais, políticos e subjetivos da experiência humana.

Em sua prática clínica, identificou-se com a Abordagem Centrada na Pessoa, cujos pressupostos e princípios enfocam-se não somente no trabalho em consultório, mas na forma de conduzir todas as relações humanas. Nesse sentido, atua, dentro e fora da clínica, enviesada por uma perspectiva que busca olhar para o outro com empatia, compreensão, buscando entendê-lo, ao invés de moldá-lo.

O psicólogo Carl Rogers, certa feita, disse uma frase que traduz e sintetiza o conduzir pessoal e profissional de Tatiane:

"As pessoas são tão belas quanto um pôr do sol quando as deixamos ser. De fato, talvez possamos apreciar um pôr do sol justamente pelo fato de não o podermos controlar. Quando aprecio um pôr do sol não me ponho a dizer: diminua um pouco o tom de laranja no canto direito, ponha um pouco mais de vermelho púrpura na base e use um pouco mais de rosa naquela nuvem. Não faço isso. Não tento controlar um pôr do sol. Olho com admiração a sua evolução." - Carl Rogers

Qualificações

  • Psicóloga clínica com ênfase na Abordagem Centrada na Pessoa

  • Atuação em escuta qualificada e no acolhimento 

  • Experiência em contextos institucionais, comunitários e educacionais

  • Trabalho com populações em situação de vulnerabilidade psicossocial

  • Vivência em processos de desinstitucionalização e promoção de autonomia

  • Formação articulada entre clínica, ética e compromisso social

Formação acadêmica

Monitorias e extensões

Estágios e pesquisas

2019 - 2021​

Atuação em monitorias vinculadas aos laboratórios da Universidade.

2021 - 2022

Atuação no projeto de extensão cujo trabalho esteve vinculado a assistência a idosos e funcionários de uma Instituição de Longa Permanência (ILPI).

2022

Atuação no projeto de extensão cujo trabalho esteve vinculado a assistência aos moradores da Vila dos Marmiteiros.

2021 - 2022

Atuação pelo SUS no Serviço Residencial Terapêutico, trabalhando com egressos de hospitais psiquiátricos.

2021-2022

Realização de pesquisa científica com usuários do Centro de Referência em Saúde Mental, investigando a relevância da arte nesses espaços.

2023

Experiência em uma escola de educação infantil, trabalhando com crianças de 1 a 2 anos de idade.

Publicações

  • Moreira da Silva, P. H., Teodósio, A. S. S.,Moreira, T. S. 2025. Consultation Protocols of Indigenous People in Contexts of Environmental Conflicts Cosmopolitan Civil Societies: An Interdisciplinary Journal,17:3, 34–47. https://doi.

  • org/10.5130/ccs.v17.i3.9658

  • DUARTE, Matusalém de Brito ; SILVA, T.S.M ; ROSA, M.C.M . Inter-relações entre conceitos da Esquizoanálise e a Psicologia: por uma 'Psicologia Menor'. International Contemporary Management Review, v. 6, p. 01-20, 2025.

  • PAIVA, L.E.M ; SILVA, Tatiane Sirlene Moreira ; SAADALLAH, M. M. . A articulação comunitária como processo para emancipação e protagonismo comunitário:uma experiência do projeto Comunidade na Ativa. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, v. 7, p. 1-10, 2023.

  • SILVA, Tatiane Sirlene Moreira; ROSA, M.C.M ; ALMEIDA, Bruno Vasconcelos de . Arte e Subjetividade: a bio-necropolitica manicomial e o direito à loucura. Revista Fronteiras em Psicologia, v. 5, p. 01-25, 2023.

  • SILVA, Tatiane Sirlene Moreira; C. E, Misson ; C.O, Maria Eduarda ; ALMEIDA, Bruno Vasconcelos de . Idosos institucionalizados e isolamento social: corpos e afetos como (r)existência à necropolítica. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, v. 6, p. 1-18, 2022.

© 2025 por psicóloga Tatiane Sirlene - CRP 04/74754

bottom of page