O que é a psicoterapia?
A psicoterapia é um espaço de escuta, acolhimento e diálogo, construído no encontro entre terapeuta e cliente, com respeito, confidencialidade e no ritmo de cada pessoa. É um processo que favorece o bem-estar mental e contribui para a melhoria da qualidade de vida.
Ao longo das sessões, a psicoterapia possibilita ampliar a compreensão sobre si, reconhecer emoções, repensar padrões de relação e desenvolver recursos internos para lidar com os desafios da vida. Não se trata de oferecer respostas prontas, mas de favorecer um caminho de autoconhecimento e fortalecimento pessoal.
Como funcionam as sessões?
O formato das sessões de psicoterapia pode variar de profissional para profissional. Em suma, posso definir, em termos práticos, que as sessões com as quais trabalharemos funcionarão da seguinte forma:
-
Duração de 50 minutos, aproximadamente.
-
As sessões ocorrem semanalmente, no dia e horário combinados.
-
As sessões acontecem remotamente, funcionando na modalidade on-line.
-
Toda e qualquer informação trabalhada em sessão seguirá os princípios de confidencialidade.
Como é minha forma de trabalhar?
Como mencionado acima, atualmente trabalho com a abordagem humanista, mais especificamente a Abordagem Centrada na Pessoa. Em termos menos técnicos e mais práticos, isso significa que, ao me relacionar terapeuticamente com você, irei:
-
Trabalhar com uma relação terapêutica embasada no respeito e na compreensão;
-
Te incentivar a desenvolver autonomia;
-
Trabalhar com autencidade em nossa relação, uma vez que isso facilita com que você seja autêntico(a) consigo e com os outros;
-
Olhar para você e para o que você me traz com empatia, buscando enxergar o seu mundo com os seus olhos, e não com a minha lente;
-
Incentivar uma construção conjunta e coletiva no processo, sem te oferecer respostas prontas;
Como saber se preciso de terapia?
Não existe receita de bolo que indique a partir de qual ponto você precisa de psicoterapia. É suspeito dizer isso, mas a psicoterapia não funciona exatamente só quando você tem um "motivo" específico. Muitas vezes, esses motivos irão aparecer justamente depois que você inicia o processo e começa a identificar demandas. Entretanto, existem alguns pontos latentes que podem te ajudar a identificar:
-
Tenho tido dificuldade de me relacionar com o outro, ou percebo que posso melhorar essa relação?
-
Tenho estado desanimado(a) e sem perspectivas de vida?
-
Meu trabalho, meu ambiente acadêmico, minhas relações ou minha vida em geral têm apresentado problemas ou me incomodado em certo sentido?
-
Tenho sofrido emocionalmente com alguma situação e sinto que preciso de ajuda?
-
Estou vivendo um processo intenso de luto, mudança ou crises?
-
Desejo me conhecer melhor e entender mais sobre mim mesmo(a)?
Esses são alguns dos exemplos que podem te ajudar a chegar à conclusão se você precisa ou não de psicoterapia. Obviamente podem existir muitos outros. Se você identificou que necessita, podemos caminhar juntos(as) nessa jornada.
O que esperar do processo?
Muitos clientes chegam à psicoterapia sem saber ao certo o que esperam do seu próprio processo. Longe de oferecer uma fórmula pronta, mas me baseando no meu tempo de experiência em atendimentos clínicos, certamente existem alguns pontos valiosos a serem destacados:
-
A psicoterapia é um processo. Isso significa dizer que ela pode, por vezes, seguir o seu próprio ritmo. Talvez você pense que está "demorando" demais, mas nenhuma mudança ocorre da noite para o dia.
-
A psicoterapia, na forma com a qual trabalho, não oferece respostas prontas. Não posso te dizer o que fazer. Mas podemos, juntos(as), pensar naquilo que faz sentido para você naquele momento.
-
A psicoterapia é uma construção não-linear. A ideia não é "progredir ao infinito e além". Haverá dias em que você vai sentir que nada mudou. Mas, reforço: toda construção demanda tempo, e o tempo que ela precisa, não o tempo que acreditamos ser o correto. Isso não significa que você não está avançando.
-
Começar um processo psicoterapêutico pode te ajudar a se entender melhor, compreender melhor as suas relações com familiares, amigos, colegas de trabalho. Pode te ajudar a enxergar circunstâncias sob diferentes perspectivas. Além de tantos outros processos que você começa a observar do próprio processo terapêutico.
Resumindo:
A psicoterapia pode se tornar o seu espaço seguro. Um ambiente no qual você não será julgado(a) pelos seus sentimentos, pensamentos, desejos e ações. É um espaço em que busco olhar para você empaticamente, te ajudando a se compreender e a se conhecer melhor.
Se você identificou que necessita e que o processo de psicoterapia poderá lhe trazer benefícios, entre em contato e experimente uma sessão!
